1° bimestre
Prof° Luiz Roberto Dias Melo
O que se faz de um texto um texto?
Metarregras
Michel Charolles foi um importante teórico francês,cujo a teoria surgiu de um texto muito conhecido,que se tornou clássico datado em 1978,é um texto voltado para os professores.
Charolles notou que os professores ao corrigir os textos,faziam anotações de sentido sobre esses textos,ele percebeu que quando os professores faziam criticas ou até mesmo cesuras sobre esses textos, os professores tinha um olhar critico em relação a formulação de um texto.
Charrolles não faz uma distinção entre coerência e coesão.
Charolles propõe meterregras para que os professores avaliem melhor seus alunos.
Metarregra de repetição.
Para que um texto seja considerado (Microestruturalmente e Macroestruturalmente) coerente é preciso que contenha,no seu desenvolvimento linear,elementos de recorrência estrita.
Microestruturalmente pensamos em uma frase ou uma oração.
Macroestruturalmente pensamos no texto inteiro.
Pronominalizações: são os usos de pronomes ou seja palavras que substituem o nome substantivos.
Exemplos:
O pronome este substitui a palavra texto técnico.
Outro exemplo:
O estado do Mato grosso é lindo.Lá existem muitos animais silvestres.
Para não repetimos as palavras Mato grosso, usamos a palavra Lá que se refere ao estado do Mato grosso.
O Lá é um adverbio prenominal.
A repetição de uma palavra muitas vezes acontece por falta de um sinônimo ou por estrategia,quanto queremos enfatizar o significado dessa palavra.
Para Charolles ele não faz distinção de coerência e coesão,mas outros teóricos afirmam que cada uma tem propriedades diferentes.
Para vários teóricos isso é um tipo de coesão sequencial.
Em vermelho temos exemplo dos verbos estão no infinitivo.
Substituições lexicais:
Neste exemplo foi substituída a palavra demanda por procura.
Para alguns teóricos esse é um exemplo de coesão,para Charolles ele considerava coerência.
Em termos de coesão pode chamar de qualidade ou seja substituição do nome por uma qualidade que o individuo possui.
Recuperação de pressuposicionais e as retomadas de inferência:
Em [ela] se refere a empresa e [eles] aos irmãos fundadores da empresa.
Estamos diante de uma elipse aquilo que fica subentendido,isso reforça a ideia de pressuposto aquilo que não está claro é apenas inferido.
Metagrama de Progressão.
"Para que um texto seja Microestruturalmente e Macroestruturalmente coerente é preciso que haja no seu desenvolvimento uma contribuição semântica constantemente renovada"
Este era uma proposta de dissertação
Utilização da mesma palavra varias vezes,que estão em vermelho;
A ultima linha e o primeiro parágrafo correspondem a ideia , os mesmos conceitos.
Segundo os conceitos de Charolles esse texto não tem contribuição semântica ,ele não progrediu.
A intenção de Charolles é que o Professor,ajude o aluno nas questões de produção de um texto.
Veja outro exemplo:
O pensamento do primeiro paragrafo é retomado como resumo na frase: a luta contra a desigualdade social.
Na frase uma das frentes,corresponde a batalha pela descolonização social.
Neste caso ocorreu a contribuição semântica.
Para os teóricos o não apenas é um exemplo de coesão,mas para Charolles é coerência..
A letra E que está em vermelho ela faz a adição ao texto
Como podemos ver segundo a teoria de Charolles o texto progrediu.
Este era uma proposta de dissertação
Utilização da mesma palavra varias vezes,que estão em vermelho;
A ultima linha e o primeiro parágrafo correspondem a ideia , os mesmos conceitos.
Segundo os conceitos de Charolles esse texto não tem contribuição semântica ,ele não progrediu.
A intenção de Charolles é que o Professor,ajude o aluno nas questões de produção de um texto.
Veja outro exemplo:
O pensamento do primeiro paragrafo é retomado como resumo na frase: a luta contra a desigualdade social.
Na frase uma das frentes,corresponde a batalha pela descolonização social.
Neste caso ocorreu a contribuição semântica.
Para os teóricos o não apenas é um exemplo de coesão,mas para Charolles é coerência..
A letra E que está em vermelho ela faz a adição ao texto
Como podemos ver segundo a teoria de Charolles o texto progrediu.
Excelente! Esclareceu. Agradeço.
ResponderExcluirExcelente! Esclareceu. Agradeço.
ResponderExcluirMuito Bom!!!
ResponderExcluirNão entendi nada. Não explicou somente pegou os vídeos da Univesp e copiou a fala do professor.
ResponderExcluirKkkkkkkkk, eu também não entendi nada
ExcluirBem elaborado,muito bom.
ResponderExcluirMuito bom
ExcluirOtimo
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirmuito produtivo
ResponderExcluirmuito bom.
ResponderExcluirexelente.
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