1° Bimestre
Prof° Ivan Luiz Marques Ricarte.
O software na elaboração de texto técnico-científico.
Os Softwares tem varias funções na elaboração de textos técnico -cientifico podemos editar nosso textos, formata-los automaticamente,inserir formulas matemáticas ,tabelas e etc.O texto técnico-cientifico é uma modalidade de texto que é utilizado por alunos para elaboração de relatórios,monografias e trabalhos referentes a disciplinas.
Veja alguns exemplos:
Neste exemplo temos equações,diagramas e figuras.
A diferença deste textos de 1938 e 1969,com os textos atuais são os recursos de edição.
O texto técnico -cientifico tem alguns elementos ,específicos que são utilizados independente dos assuntos desenvolvidos ou seja podem ser aplicados em diversas matérias como Engenharia,Matemática,Física,Química ,Português e etc.
As citações são muito utilizadas nesse tipo de texto,a citações de frases ditas e escritas por outras pessoas e citações numéricas.
Em vermelho temos as citações, em verde as referencias,esse modulo é utilizado em textos mais curtos.
Veja mais exemplos:
Este modelo é utilizado para textos mais longo,pela citação podemos saber de onde o ela veio de que texto ela pertence ,esse tipo é mais utilizado em monografias e teses.
As tabelas também são muito utilizadas nesses textos.
Muitas vezes estás tabelas a presentão conteúdos numéricos,as tabelas geralmente tem uma legenda que permite fazer uma referencia ao longo do texto.
Similares as tabelas temos os quadros seus elementos são somente textuais.
Veja um exemplo:
As figuras servem para representas imagens inerentes ao trabalho exemplo mapas,fluxograma ,diagramas , gráficos e etc.
Todas figuras precisam ter um titulo para facilitar na hora da identificação.
As equações estão sempre presentes em textos de engenharia.
São associadas a números para permitir a identificação ao longo do texto.
Os editores possuem varias funções que nos ajudam na hora de fazer um texto,exemploas citações.
No Word temos o botão de referencias,depois clicamos em inserir uma citação,ira aparecer os tipos de citações disponíveis
.
Aparece um campo para a criação da citação,podemos criar uma citação nossa ou utilizar uma que já esteja disponível e também permite a criação das referencias posteriormente.
Apos inserir o modelo de citação,o editor já coloca essas informações no texto.
Podemos inserir a bibliografia ela é criada automaticamente pelo Word.
Ele lista automaticamente todas as referencias utilizadas ao longo do texto, avantagem se precisarmos apagar alguma coisa ou alterar o modelo de citação,depois é só atualizar .
No Botão estilo é possível mudar a formatação do texto.
A varias opções de Software que nos permite fazer as modificações externas ao editor,são gerenciadores de referencias bibliográficas e o texto em geral.
Veja um exemplo desse tipo de software:
Este software é gratuito,esta é a versão do aplicativo no desktop.
Possível criar pastas e assuntos.
Podemos inserir documentos nas pasta.
Após inserirmos os documentos nas pastas,ele nos mostra o tipo de documento,mostra todos os detalhes autor,titulo,ano de publicação,quantidade de paginas e etc.
Figura 1
Isso ocorre automaticamente,quando as informações estão incorretas podemos acerta-las,mas mantemos a base de referencias nesse modelo.
É possível formatar o modelo de de referencias,vemos a lista de referencias como citações e depois o estilo de citação,após esse procedimento ela vai para o modelo desejado.
Figura 2
Após esse procedimento as referencias fica listadas no formato ABNT compare com a figura 1.
Veja a forma mais elaborada de fazer esse procedimento.
Temos que baixar Plugins para o nosso Software.
Em vermelho temos os comandos referentes as citações,tem as mesmas funções de um editor.
Abre uma janela perguntando qual tipo de citação que queremos inserir.
Após inserir fica assim.
Também podemos inserir a bibliográfica.
É possível mudar o tipo de citação.
É possível deixar as citações em pastas organizadas e quando formos utiliza-las usamos só os documentos necessários.
Quadros e tabelas.
Também é possível criar quadros e tabelas em editores de textos como o Word.
Há disponível a opção de criação de tabelas rápidas.
Neste exemplo utilizaremos calendários,após inserirmos podemos utilizar o botão de design da tabela e utilizar os modelos disponíveis.
Podemos importar tabela existentes no Excel,para o Word.
Na opção inserir tabelas a a opção de trazer tabelas do Excel.
No layout é possível fazer ajustes nas tabelas altura,espaço,largura,excluir linhas ou células e etc.
No botão referencias é possível adicionar uma legenda a tabela.
Caso seja necessário fazer modificações nas tabelas ou quadros com esses procedimentos é possível modificar a tabela e ela se altera automaticamente no restante do texto.
Figuras.
É possível inserir figuras feitas no próprio editor de texto no nosso exemplo o Word,na opção inserir formas.
A opção nova tela de desenho nos abre um quadro especifico para efetuarmos o desenho.
Nem sempre os serviços disponíveis do editor suprem as nossas necessidades.
Veja abaixo:
Em figuras mais complexas podemos fazer a transferência da figura,colar a figura para a área de transferência.
Ela fica assim:
Podemos criar as figuras no Software e transferi-las para o documento.
A Software disponíveis para a criação de diagramas,a variadas folhas para a criação de diferentes diagramas.
Esses diagramas também podem ser transportados para os editores de texto,se salvarmos como uma imagem.
Devemos usar o comando de inserir imagem.
Editores de equações.
As equações são muito utilizadas em texto de Engenharia e Matemática,podemos inserir essas equações por meio do Word.
Há a opção de utilizar equações que já estão predefinidas ou podemos criar outros modelos.
Após inserirmos a equação temos opções de design da equação veja.
Com a utilização desses comandos podemos criar as nossas próprias equações.
O Word suporta documentos de pequeno porte.
Para a criação de documentos longos,por exemplo Artigos científicos,são utilizados o LATEX.
Ele muitas opções de formulas Matemáticas,ele tem mais opções que o editor convencional é utilizado por Cientistas.
É necessário algumas instalações adicionai para a utilização do LATEX.
Se utilizarmos o Linux o LATEX já vem instalado ou é de fácil instalação.
Também a possibilidade de editar esses textos on line.
O documento fica no servidor,se ele for um documento colaborativo varias pessoas podem edita-lo ao mesmo tempo.
Em vermelho área para inserir os comandos,em verde imagem a ser visualizada.
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