1° Bimestre
Prof ° Luiz Roberto Dias de Melo
Pratica da escrita.
A escrita é viva,está presente em todo o mundo,por meio de propagandas,anúncios e etc.
Nos dias atuais a escrita está presente nas mídias digitais em sites e nas trocas de mensagens por meio das redes sociais,Skype,Facebook,Whatsapp,mensagens de texto em Celulares e muitas outras,que cada dia estão mais presentes na vida dos jovem dessa forma a escrita se torna viva e indispensável para esse tipo de comunicação.
Na escolas ainda nos dias de hoje,algumas vezes falta um olhar critico e rigoroso por parte do aluno e do professor.
Segundo alguns teóricos não podemos departamentalizar a língua portuguesa trata-la somente como competência do professor de português.
A escola é uma comunidade linguística,os outros professores de outras matérias Geografia ,Historia e etc.
É necessário que todos os professores participem ativamente de uma reflexão sobre a escrita e atuar como interlocutores de uma grande reflexão que precisa acontecer na escola em torno dessa pratica ,a escrita.
A pratica da escrita tem que ser continua ,por esse motivo essa competência não deve ficar somente nas mãos do professor de português,ele é o especialista da língua ele deve ser uma referencia,mas os outros professores também podem ajudar.
Alguns professores ainda estão muito ligados a superfície textual que são as falhas de colocação pronominal,ortografia,concordância nominal.
Superfície textual é a parte mais perceptível da produção desse texto onde estão marcadas por círculos.
Muitas vezes o professor se preocupa muito com a superfície textual é acaba perdendo questões mais profundas e complexas.
Retórica,poética e literatura nacional.
No século XIX vamos ver a pratica da escrita conforme um padrão que era estabelecido na escola daquela época que ara imposta pela disciplina retórica,poética e literatura nacional.
No colégio Dom pedro II que se situava no Rio de janeiro.
O aluno era obrigado a a utilizar o modelo de escrita imposta por essa matéria,isso não permitia o aluno se expressa-se da maneira que desejava.
Em 1970 foi criada uma lei que dá um novo foco ao ensino da língua portuguesa,ela passa a ser chamada de comunicação e expressão.
Veja o fluxograma abaixo:
A escrita passa a ser reduzida,ela se transforma em um código que deve ser interpreta pelo aluno.
O emissor escreve uma mensagem ou um código por um canal de comunicação que pode ser uma folha de papel,por um celular ou por uma mídia digital, essa mensagem tem um destinatário que é o receptor.
O processo de produção de texto vai bem além do esquema de comunicação.
Em 1977 a uma outra lei que inclui obrigatoriamente o processo de produção de texto nos exames vestibulares.
Os modelos de produção de textos mais conhecidos são :
Narração;
Descrição;
Dissertação.
As escolas passam a treinar seus alunos com a intenção de ensinar esse tipo de escrita,para que os alunos usem esses modelos em diferentes tipos de concursos e vestibulares.
Tipos textuais:
Relatos são formas de descrever uma ação, tempo,espaço.Exemplo de um relato : uma noticia de um jornal,um boletim de ocorrência etc.
Narração: da ficção algo criado da imaginação.
Argumentação: uso argumentos para defender ou discordar de algo.
Injunção:textos formulados uma receita de bolo, receitas em geral , manual de instrução.
Tipos textuais não são textos concretos.
Gêneros textuais existem muitos:
Fabula;
Contos ;
Anedota ;
Piada;
Romances;
Cartas comerciais.
É necessário levar em contas todos esses gêneros e saber utiliza-los.
O aluno tem que se colocar como locutor saber o que vai escrever ,pra quem escrever e como escrever.
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